Voltar
14/11/2017
|
última atualização em
14/11/2017 às 16:18
Compartilhe esta notícia:
Compartilhe esta notícia:
Com mudanças de hábitos e apoio é possível prevenir e controlar a doença
Ter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas e não fumar são algumas das dicas para prevenir e combater um dos principais problemas de saúde pública no mundo: o diabetes mellitus – doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz, ocasionando a famosa hiperglicemia.
Diversos fatores contribuem para o aumento do diabetes, tais como o rápido envelhecimento da população e o aumento da prevalência de obesidade. Contudo, é possível viver bem com a doença com cuidados simples e com o apoio da família. Exemplo disso é o jovem Lucas Garzon, de 29 anos, que descobriu o diabetes há sete anos. Ele mantém uma rotina diária de controle da glicemia, alimentação balanceada e a prática de atividades físicas.
Assim como Lucas, quem quer conviver bem com o diabetes deve fazer refeições regulares, com controle da quantidade de açúcar, monitorar a glicemia, evitar álcool e tabaco, manter o controle do colesterol e da pressão arterial, ficar atento a feridas que não cicatrizam e ter uma vida ativa
A Prefeitura oferece apoio por meio de:
Grupos terapêuticos, de atividades físicas, apoio para parar de fumar e de educação em saúde nas Unidades Básicas;
Consultas médicas e de enfermagem periódicas nas UBSs;
Acesso a consultas individuais ou em grupo com nutricionistas;
Visita domiciliar mensal do agente comunitário de saúde;
Especialista endocrinologista, para os casos mais complexos;
Fornecimento de hipoglicemiantes orais, insulinas;
Fornecimento de seringas com agulha acoplada e agulhas para canetas para a aplicação da insulina;
Glicosímetros, tiras reagentes de medida de glicemia capilar e lancetas para punção digital (para diabéticos insulinodependentes e com diabetes gestacional).
Você também pode querer ler:
Não há notícias
relacionadas
Tags: