Voltar
25/03/2021
|
última atualização em
25/03/2021 às 10:41
Compartilhe esta notícia:
Compartilhe esta notícia:
Objetivo da revitalização é transformar o eixo Art Déco em mais um atrativo turístico
Quem passa pelo Centro de Nova Lima certamente já se deparou com alguma edificação em obra ou com uma fachada colorida e totalmente restaurada. O eixo que compreende o Bicame e as ruas Domingos Rodrigues, Santa Cruz, Bias Fortes e Melo Viana – conhecido como Corredor Art Déco, por possuir um dos maiores conjuntos reunidos de arquitetura desse estilo – está passando por um programa de requalificação urbana.
O projeto teve início em outubro de 2020, com o restauro da primeira edificação que abriga seis lojas comerciais no coração da Rua Santa Cruz. Ao todo serão 100 fachadas restauradas. As obras estão em andamento, sendo que 11 residências já foram entregues. No momento dez edificações estão passando pelo processo de restauração. O trabalho é bastante minucioso e toda a pintura é escolhida com base nos pigmentos originais das fachadas. Além disso, dependendo do estado de conservação da edificação, o trabalho envolve outros serviços e reparos gerais como recomposição de marquises, platibandas e detalhes da arquitetura original.
O objetivo da revitalização é transformar o eixo Art Déco em mais um atrativo turístico, resgatando e protegendo a história, além de valorizar a arquitetura tradicional do município, atraindo novos olhares e fomentando comércio, emprego e renda locais.
Investimento
O projeto, aportado pela Vale e com o apoio da Prefeitura, tem como executor das obras de restauro o Instituto de Desenvolvimento e Sustentabilidade Sócio Cultural (IDESSC) e o Departamento Municipal de Turismo.
Art Déco
O Art Déco é um movimento artístico europeu que chegou a Nova Lima na década de 1930 e influenciou a arquitetura de grande parte da sede da cidade. Mesmo que poucos saibam, no município se encontra o maior número reunido de construções Art Déco da América latina. Os dois maiores exemplos dessas construções são o Teatro Municipal e o Colégio Santa Maria Minas – antigo Liceu.
Você também pode querer ler:
Não há notícias
relacionadas
Tags: