Voltar
Compartilhe esta notícia:
Compartilhe esta notícia:
A Prefeitura de Nova Lima lançou na tarde desta segunda-feira o Guia de Atendimento às Pessoas em Situação de Violência, destinado à profissionais da rede de saúde. O objetivo final é tornar mais acolhedor, resolutivo e qualificado o atendimento prestado à vítimas de violência no município.
O guia estabelece fluxos claros de atendimento, e tem informações essenciais para a melhoria da atuação da rede de atenção à saúde.
O Guia foi elaborado com o objetivo de esclarecer conceitos e classificações dos diferentes tipos de violência, bem como os procedimentos adequados para notificação e encaminhamento nas diversas instâncias de atendimento.
Quando o assunto é violência é necessário um trabalho em rede, com uma abordagem proativa, científica e abrangente. O tema da violência é complexo e diverso, exigindo discussão contínua e aprofundamento, pois não permite respostas prontas e padronizadas. O Guia tem como objetivo auxiliar os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) a compreender que cada pessoa em situação de violência deve ser tratada de forma individual, levando em consideração as complexidades envolvidas, as singularidades e especificidades de cada indivíduo que necessita de cuidados de saúde.
No material, estão informações sobre como identificar, notificar e encaminhar casos de violência.
O Guia é público e pode ser acessado por toda a população. Disponível neste link.
Tipo de violência:
- Violência Física: Atos violentos que causam ferimentos físicos, dor e sofrimento, muitas vezes deixando marcas evidentes no corpo.
- Violência Sexual: Atos que envolvem coerção ou força para obrigar alguém a participar de interações sexuais contra sua vontade.
- Violência Psicológica/Moral: Formas de rejeição, discriminação, desrespeito e abuso psicológico.
- Negligência/Abandono: A omissão de cuidados básicos necessários para o desenvolvimento físico, emocional e social de uma pessoa.
- Violência Financeira/Econômica: A exploração imprópria ou ilegal dos recursos financeiros e patrimoniais de uma pessoa.
- Violência Institucional: Violência que ocorre em instituições públicas, muitas vezes envolvendo discriminação e falta de atendimento adequado.
- Lesões Autoprovocadas e Suicídio: Comportamentos autolesivos e suicídio.
- Assédio Moral: Violência que ocorre no ambiente de trabalho, frequentemente relacionada a relações hierárquicas autoritárias.
- Trabalho Infanto-Juvenil: Atividades exercidas por crianças e adolescentes menores de 16 anos, muitas vezes de forma inadequada.
- Tráfico de Seres Humanos: Recrutamento, transporte e exploração de pessoas através de ameaças, coerção ou outras formas de coação.
- Intervenção Legal: A intervenção por agentes legais públicos no exercício de sua função, frequentemente envolvendo o uso de força.
- Tortura: Ato de causar sofrimento físico ou mental com o objetivo de obter informações ou confissões, ou como forma de punição.
Você também pode querer ler:
Não há notícias
relacionadas
Tags: