Voltar
24/02/2025
|
última atualização em
24/02/2025 às 11:15
Compartilhe esta notícia:
Compartilhe esta notícia:
Lucas Mendes / PNL
Criado em junho de 2000, o parque possui aproximadamente 34 hectares onde o visitante pode desfrutar de um espaço com infraestrutura para atividades ao ar livre, respeitando o meio ambiente e oportunizando momentos especiais cercados pela natureza e muito ar puro. Limpeza diária (roçada e sopração), manutenções emergenciais, corretivas e preventivas são realizadas rotineiramente para o cuidado com o meio ambiente e sustentabilidade.
Turistas e moradores encontram no local um rico bioma, diversidade de espécies, fauna e flora que chama atenção. Os visitantes podem apreciar exemplares de plantas como: jacarandá, lírios silvestres, peroba, pau-de-óleo, pau-doce e samambaiaçu, planta-símbolo do parque. Além da vegetação, anualmente o parque participa do projeto Avistavis, organizado pela ONG Ecoavis em parceria com a Fundação de Parques Municipais. Através de expedições em áreas verdes da cidade, os participantes podem observar a diversidade de aves e conhecer mais sobre o importante papel que elas desempenham no ecossistema, como a dispersão de sementes e polinização das plantas. Nova Lima tem 354 diferentes espécies de aves registradas e está entre as 25 cidades com maior número de espécies cadastradas em Minas Gerais, de acordo com o Site Wikiaves, maior plataforma e comunidade de cadastro e registro de fotos e sons de aves.
O parque oferece uma gama de outras atrações, por meio de cessão do espaço, realizando parcerias com escolas e profissionais de diversas áreas, empreendedores, academias, dentre outros. Oficinas de arte e dança, caminhadas guiadas, plantio de mudas e aulas de yoga estão entre as atividades oferecidas. O visitante pode ainda conhecer a mais antiga banqueta já construída em Nova Lima. Em 2023, a estrutura passou por intervenção para retorno da água ao Rego da Banqueta dos Carrapatos por toda a sua extensão (quase 4 Km). Outro atrativo é a Ponte Pênsil que recentemente recebeu melhoria na impermeabilização das canaletas, aplicação de proteção contra ferrugem e outras intempéries, além da pintura, garantindo mais segurança aos usuários.
O trabalho desenvolvido no espaço contribui para o interesse das pessoas pela natureza, estimulando a visitação do parque e envolvendo toda comunidade, professores, estudantes, visitantes e turistas, além das esferas governamentais e empresas em prol da preservação do meio ambiente e sustentabilidade.
O parque fica na Rua Joaquim Eloy de Azevedo, 300, bairro Olaria e funciona de segunda a domingo, no horário de 6h30 às 18h30, inclusive aos feriados. Venha desfrutar desse ambiente e renovar a energia e conexão com a natureza.
Você também pode querer ler:
Não há notícias
relacionadas
Tags:
Meio Ambiente, Natureza, Ecoturismo , Trilhas, Caminhadas, Água, Avistavis