Fortalecendo a Política de Segurança Alimentar e Nutricional, Nova Lima foi a sede para encontro da Rede de Banco de Alimentos da Região Metropolitana de BH (REBA/RMBH) nesta sexta-feira (14/02). A troca de experiências entre os municípios garante a otimização e ampliação da transparência do processo de captação e distribuição de alimentos.
Coordenada pelo Banco de Alimentos de Nova Lima, a rede é composta por 11 bancos de alimentos e conta com apoio de universidades, Governo do Estado de Minas Gerais e Governo Federal. Também participam do projeto o Sesc Mesa Brasil, o Prodal Banco de Alimentos da Ceasa Minas. O trabalho auxilia no combate ao desperdício de alimentos, a fome e a insegurança alimentar em toda a região metropolitana. Paralelamente, os participantes promovem ações de educação alimentar e nutricional em todo o Estado.
O Banco de Alimentos é um equipamento municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, da Secretaria de Desenvolvimento Social, cujo objetivo é combater a insegurança alimentar da população de vulnerabilidade social e o desperdício de alimentos. Ele capta produtos considerados fora do padrão de comercialização ou recebe itens por meio de doações de setores públicos e/ou privado através de parceria com supermercados, produtores rurais, indústrias alimentícias e outros parceiros do segmento.
São itens que perderam o valor comercial, mas que mantêm o nutricional como frutas, verduras, legumes, alimentos industrializados, produtos de limpeza, carnes, massas, frios, laticínios, dentre outros. Os produtos passam pelo processo de seleção para encaminhamento às Organizações da Sociedade Civil (OSCs) sem fins lucrativos cadastradas.
A reunião contou com a presença dos representantes dos Banco de Alimentos dos municípios de Betim, Contagem, Brumadinho, Formiga, Santa Luzia, Ribeirão das Neves, e do Mesa Brasil Sesc.