Os serviços de alta complexidade do SUAS de Nova Lima atendem famílias/indivíduos que vivem em situação de abandono, ameaça ou violação de direitos e estejam afastados temporariamente do núcleo familiar, por motivos diversos, como vínculos familiares rompidos ou fragilizados. E uns dos principais objetivos dos serviços de acolhimento são acolher e garantir proteção integral, e aí inclui a alimentação saudável.
É notório que, para sobreviver, ou seja, para os afazeres do dia a dia é preciso ter energia, e para isso, é imprescindível se alimentar. Dessa maneira, Nova Lima mantém duas casas de acolhimento mistas com capacidade para 20 indivíduos cada; juntas, elas atendem 29 pessoas, entre 0 e 17 anos, 11 meses e 29 dias, oferecendo, abrigo, alimentação balanceada, banho e condições para higienizar roupas e pertences.
As pessoas que estão lá nesses abrigos são protegidas pelo Conselho Tutelar ou sistema judiciário que pediu afastamento deles da família, porém, eles não são impedidos ter convívio familiar. Alguns frequentam escolas e/ou trabalham fora e seguem uma vida cotidiana fora das unidades de acolhimento.
Alimentação
Cada abrigo produz e serve cinco refeições diárias – café da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia. Não deve ser fácil preparar alimentação para vários tipos de pessoas de várias idades. No entanto, tudo é produzido por profissionais capacitados e com a orientação de um nutricionista.
Tudo começa na separação dos itens perecíveis usados no preparo das refeições, que é feita semanalmente e passa por rigoroso controle de qualidade e nutricional.
O cardápio é elaborado por nutricionista que acompanha o preparo das refeições, feitas com verduras e legumes da época, ou no caso da falta de algum, ele é substituído por outro de igual valor nutricional.
A atenção também é redobrada na alimentação das crianças, no preparo das mamadeiras ou outras refeições específicas que são elaboradas de acordo com a necessidade de cada assistido.
Unidade de Acolhimento Abrigo Governamental Quintas
Atende 13 pessoas
Unidade de Acolhimento Abrigo Governamental Mata Do Jambreiro
Atende 16 pessoas