Pessoas com deficiência que não é percebida facilmente, ou seja, oculta, podem adquirir o seu cordão girassol, acessório reconhecido internacionalmente. O uso desse aparato facilita o reconhecimento e o exercício dos direitos nos espaços, além de ser um sinal discreto para a necessidade de outros tipos de abordagem, pois nem toda deficiência é imediatamente percebida, o que pode agravar as barreiras para quem convive com ela.
Para obtê-lo, os interessados devem realizar o agendamento pelo telefone 3180-5940 (Subsecretaria de Direitos Humanos) para fazer a requisição do cordão. É preciso apresentar laudo médico com CID, documento de identidade e comprovante de residência.
São consideradas doenças ocultas contempladas na lista municipal para concessão do cordão de girassol os seguintes quadros clínicos: autismo; deficiência auditiva; deficiência intelectual; deficiência visual; pacientes ostomizados.
Cordão de Girassol – Símbolo internacionalmente utilizado como um aparato para que as pessoas com deficiências ocultas exerçam seus direitos e garantias, previstos em lei, bem como a antecipação da assistência necessária, evitando-se constrangimentos como, por exemplo, questionamentos ao utilizar uma fila de atendimento preferencial.
Agendamento para solicitar o Cordão de Girassol
Subsecretaria de Direitos Humanos: Rua Chalmers, 91, 5º andar, Centro. Telefone (31) 3180-5940.