Nova Lima foi destaque em um dos maiores eventos de quitanda do Brasil, a 22ª edição do Festival de Quitanda de Congonhas, realizado na cidade homônima que fica na região central de Minas Gerais. O evento tem como foco destacar as quitandas tradicionais e artesanais da região, resgatando e preservando a culinária mineira.
A produtora de queca e lamparina nova-limense, Maria Aparecida de Souza, ganhou o 2° lugar na categoria Quitanda Regional, com a receita Torta de queca. Ela aprendeu a fazer queca há mais de 25 anos e comercializa a iguaria desde 2017, após participar da capacitação oferecida pela Prefeitura de Nova Lima, por meio da Subsecretaria de Turismo e Emater-MG.
Segundo a quitandeira, além de reconhecimento, “o prêmio contribui para divulgar a queca e lamparina como produtos tradicionais de Nova Lima, além de apoiar a comercialização gerando fonte de renda para os produtores”, ressaltou.
O Festival de Quitanda de Congonhas foi realizado de 17 a 19 de maio e é considerado um dos melhores eventos gastronômicos do Estado. Com forte relevância para Minas Gerais, a festa movimentou a gastronomia, o turismo e a hotelaria da região.