Voltar
12/06/2024
|
última atualização em
12/06/2024 às 08:45
Compartilhe esta notícia:
Compartilhe esta notícia:
Merenda escolar de qualidade com alimentos selecionados, sem agrotóxicos e frescos é uma realidade em Nova Lima. Isso porque a Prefeitura adquire os produtos frescos diretamente dos pequenos agricultores da região.
Através do trabalho de parceria entre a Prefeitura e a EMATER-MG, famílias da Agricultura Familiar recebem orientação e insumos para a produção. Verduras, frutas e legumes produzidos são devidamente selecionados e destinados às unidades de ensino da rede municipal. Nas escolas, o cardápio recebe atenção especial de nutricionistas que elaboram todo planejamento no uso dos alimentos para que os alunos recebam a merenda rica em nutrientes.
Nova Lima faz parte do programa SchoolFood4Change do ICLEI. O trabalho conjunto do governo municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente e Educação, com os agricultores familiares, recebeu destaque no SchoolFood 4Change - Alimentação escolar para a mudança. O SchoolFood4Change (SF4C) é um projeto financiado pela União Europeia que visa redefinir o que significa comer de forma saudável e sustentável na escola, abordando simultaneamente a educação alimentar em vários níveis. Os agricultores trabalham sob a filosofia da agricultura sintrópica como um método de agricultura regenerativa que aumenta a biodiversidade e otimiza a sucessão natural dos ecossistemas.
Em Nova Lima, 32 unidades escolares recebem os alimentos produzidos pelas famílias. Além da alimentação, a Agricultura Familiar também leva oportunidade de novos conhecimentos aos alunos. Em recente projeto, Prove e Aprove, os estudante participaram de uma experiência gastronômica como jurados. Eles provaram pratos que são candidatos a ingressarem no cardápio da merenda escolar do município.Os estudantes atribuíram notas aos alimentos e receberam orientação de chefs de cozinha. Eles também participaram de visita a uma propriedade rural e conheceram de perto a cultura dos alimentos, além de provar sabores novos e texturas direto da horta. O projeto faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que preconiza a realização de testes de aceitabilidade, para introdução de novos ingredientes.
O cronograma da merenda escolar em Nova Lima é elaborado pela equipe de nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação e considera a faixa etária, necessidades dos estudantes em conformidade com o PNAE trazendo uma gama de opções saudáveis, orgânicas e saborosas, com a contribuição dos agricultores familiares da cidade. A Lei nº 11.947 de 2009 institui que Estados, municípios e escolas federais invistam 30% do valor repassado pelo programa (PNAE) na compra direta dos produtos da agricultura familiar. A habilitação de produtores locais é uma medida que estimula o desenvolvimento econômico sustentável da comunidade dos agricultores familiares. Para fornecer para as escolas é necessário ter a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.
Nova Lima transformando o futuro a partir do investimento na base com boa alimentação e novos conhecimentos para toda comunidade escolar.
Você também pode querer ler:
Não há notícias
relacionadas
Tags:
Meio Ambiente, Educação