Voltar
08/11/2024
|
última atualização em
14/11/2024 às 16:31
Compartilhe esta notícia:
Compartilhe esta notícia:
Drone desenvolvido especificamente para a identificação e o tratamento de criadouros do mosquito Aedes permite oferecer uma visão mais abrangente que vai além da observação dos agentes - Foto Prefeitura Nova Lima/Lucas Mendes
Nesse primeiro momento, Prefeitura vai usar drone em oito bairros da sede e da região nordeste – Retiro, Olaria, Cariocas, Cabeceiras, Honório Bicalho, Nossa Senhora de Fátima, Cristais e Chácara dos Cristais – para otimizar a busca por focos e a erradicação de possíveis criadouros de larvas, instrumento que também permite oferecer uma visão mais abrangente que vai além da observação do servidor. Esses drones são equipamentos desenvolvidos especificamente para a identificação e o tratamento de criadouros do mosquito vetor da dengue, zika e chikungunya.
O objetivo é reduzir o número de focos propícios ao desenvolvimento do Aedes, o que, por sua vez, resultará na diminuição dos casos de doenças relacionadas ao vetor, além de contribuir para a redução dos índices de internação e, em última instância, das fatalidades relacionadas a essas doenças no município.
Etapas do trabalho:
Antes, porém, da utilização do drone foi feito planejamento e mapeamento, um estudo detalhado de dados epidemiológicos e informações relacionados ao controle vetorial, cujo resultado orienta a seleção dos bairros a serem sobrevoados pelo drone. São priorizados aqueles com alto índice de infestação por dengue, elevado número de casos notificados e confirmados, e áreas de difícil acesso.
Diagnóstico e identificação: após o mapeamento dos bairros, será realizado um sobrevoo com o drone para identificar locais susceptíveis ao desenvolvimento do Aedes aegypti. Com os dados gerados pela empresa, os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) se empenham em eliminar os criadouros identificados pelo drone.
Tratamento e profilaxia: o tratamento é realizado com o uso de larvicidas, aplicados via drone, em locais que são inacessíveis para os agentes.
Ação de eliminação de focos do Aedes aegypti com drone
14 de novembro, a partir das 9h: ponto de encontro no bairro Retiro
Bairros a serem sobrevoados: Retiro, Olaria, Cariocas, Cabeceiras, Honório Bicalho, Nossa Senhora de Fátima, Cristais e Chácara dos Cristais.
Você também pode querer ler:
Não há notícias
relacionadas
Tags:
saúde drone tecnologia vetor mosquito aedes aegypti criadouro eliminar