Voltar
16/12/2021
|
última atualização em
16/12/2021 às 13:05
Compartilhe esta notícia:
Compartilhe esta notícia:
Dados são disponibilizados pelo Caged, do Ministério da Economia
De acordo com os últimos dados disponibilizados pelo Cadastro Geral do Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, até o final de outubro de 2021, Nova Lima gerou 5.375 novas vagas de empregos formais, ficando em 1º lugar dentre as cidades do Brasil com até 100 mil habitantes e em 7º dentre os 853 municípios de Minas Gerais.
Isso significa que a cidade apresenta uma relação de um novo emprego para cada 18 habitantes. Realizando um comparativo com outros municípios da Região Metropolitana, por exemplo, em Belo Horizonte a relação é de um para 44, em Betim de um para 53 e em Contagem de um para 62.
O desempenho apresentado por Nova Lima, além de ser resultado de uma retomada geral da economia em todo o Brasil, também é consequência dos investimentos do Governo Municipal em uma série de políticas públicas voltadas para a empregabilidade, capacitação profissional e recuperação socioeconômica.
Banco de Talentos já viabilizou cerca de 800 contratações no município
Política pública do município voltada para conectar pessoas em busca de oportunidades de trabalho e empresas que precisam contratar, o Banco de Talentos já intermediou 774 contratações em 2021, ou seja, 14,40% das 5.375 vagas geradas no município. Dos 5.571 municípios brasileiros considerados pelo Caged, apenas 543 alcançaram um saldo de mais de 770 novos empregos até outubro de 2021, o que ressalta a relevância do resultado obtido pelo Banco de Talentos.
Mais de 2.800 pessoas inscritas nos cursos de qualificação do Programa Carreiras
Além disso, a Gestão Municipal tem investido na qualificação e desenvolvimento profissional dos nova-limenses. Prova disso é que mais de 2.800 pessoas já se inscreveram para atividades do Programa Carreiras, uma oportunidade gratuita para quem busca orientações para seguir no mercado de trabalho e quer se qualificar ou aprimorar em diversas áreas e competências.
Construção Civil é o setor que mais contratou
Com relação aos setores do mercado, a Construção Civil foi a que mais se destacou em Nova Lima, com 2.114 novas vagas, ou seja, cerca de 40% dos novos empregos contabilizados. Também se sobressaíram as Atividades de Consultoria de Sedes de Empresa e de Consultoria em Gestão Empresarial, com 521 novas vagas, e as Indústrias Extrativas, com 552.
Veja abaixo o ranking nacional de municípios com até 100.000 habitantes e a classificação geral de cidades mineiras:
Você também pode querer ler:
Não há notícias
relacionadas
Tags: