Voltar
Compartilhe esta notícia:
Compartilhe esta notícia:
Plataforma mostra informações atualizadas sobre moradores, como por exemplo se há acamados ou pessoas com mobilidade reduzida
A tecnologia como aliada do município para salvar vidas. A Prefeitura de Nova Lima desenvolveu um sistema de georreferenciamento para fornecer informações em tempo real sobre a população residente em áreas de risco de desastres. O aplicativo é disponibilizado para as autoridades e órgãos de resposta, a fim de mobilizar equipes de atendimento imediato, reduzindo o tempo dos salvamentos.
Com a plataforma, é possível visualizar num mapa de navegação via satélite os imóveis que precisam ser evacuados, junto com as informações atualizadas sobre a situação social, de saúde e de mobilidade dos moradores. A ferramenta permite que a equipe de salvamento desenvolva planos de resgate previamente e providencie toda a estrutura necessária para fazer o resgate e para o pronto-atendimento em cada caso de emergência.
É possível saber, por exemplo, se em uma casa na área de risco de inundação mora uma pessoa acamada ou com alguma dificuldade de locomoção, o que demanda um resgate feito por autoridades públicas, com equipamentos específicos. Também dá para consultar a condição de cada morador, se é gestante, usuário de insulina ou oxigênio domiciliar, se apresenta algum tipo de deficiência intelectual e cognitiva, se há rede de apoio comunitária para auxiliar a evacuação, foto da fachada do imóvel, entre outras informações.
O sistema é alimentado com dados coletados pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Saúde (ACE). Os profissionais, que já fazem visitas periódicas à população, lançam as informações diretamente no aplicativo instalado em tablets, estando disponíveis instantaneamente de forma on-line para a Equipe de Gestão de Crises da Prefeitura.
Os profissionais de saúde do município receberam, na última semana, treinamento sobre o sistema e os fluxos de atendimento para o período de chuvas previstos no Plano de Contingência Municipal. A partir desta segunda-feira, os ACS e ACE estão concentrando esforços para catalogar todas as casas dos bairros inseridos nas áreas de risco: Santa Rita, Honório Bicalho, Nova Suíça e Matadouro.
Voluntários da Defesa Civil
Outra ação importante realizada pela Prefeitura foi o cadastramento da população interessada em atuar como voluntária da Defesa Civil. A adesão foi significativa, com 271 interessados, que passam a ser um ponto focal de comunicação entre as comunidades e a Defesa Civil.
Os voluntários cadastrados estão sendo capacitados com cursos de primeiros socorros, autossalvamento e resgate, além de noções básicas de avaliação de risco de emergências, oferecidos pela Defesa Civil Municipal e pelo Corpo de Bombeiros.
Você também pode querer ler:
Não há notícias
relacionadas
Tags: