Circuito Religioso

Home/ Turismo

Capela de São Sebastião
A Capela de São Sebastião é uma parada obrigatória para quem vai a São Sebastião das Águas Claras - Macacos. Localizada na área central da região, na rua Maria da Glória, a charmosa capela está de pé desde o século XVIII, e foi construída em estilo barroco, junto ao povoado. O imóvel foi tombado pelo município, conforme decreto 1657/2000.

A Festa em homenagem a São Sebastião é realizada em janeiro.

 

Igreja Anglicana
A Igreja Anglicana - Paróquia de São João Batista - está presente no município desde o século XVIII. A religião anglicana foi trazida para o Brasil junto com ingleses que vieram para explorar a mineração. O prédio da igreja, tombado pelo decreto 3356/2010 - que garante a preservação do patrimônio, foi construído em 1913 com todo material importado da Inglaterra. Algumas reformas foram feitas no templo, mas sempre mantendo as características originais.

A igreja conta com um órgão de tubos inglês, doado pela Saint John Del Rey Mining Company, na época em que comemoraram um século de presença inglesa em Nova Lima. Além disso, possui um vitral que retrata o nascimento, a paixão e a ressurreição de Cristo.

 

Igreja de Nossa Senhora do Pilar
Do alto, a visão da matriz de Nova Lima surpreende. A Igreja de Nossa Senhora do Pilar é o principal templo católico da cidade e um importante exemplar de arquitetura. Foi construída no século XVIII. Segundo a lenda, foi a Virgem Maria que solicitou sua construção a um português.

No seu interior, destacam-se o Retábulo-Mor, as imagens sacras de Nossa Senhora do Pilar e de Nossa Senhora da Conceição, além das obras de talhas atribuídas a Aleijadinho, que foram trazidas da Fazenda do Jaragua e doadas à igreja por George Chalmers, antigo superintendente da Mina da Morro Velho.

Celebra-se o dia de Nossa Senhora do Pilar, em 15 de agosto, Assunção de Nossa Senhora.

 

Igreja de Nossa Senhora do Rosário
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário foi construída pelos escravos que foram trazidos para trabalhar na mineração. Demorou mais de 100 anos para ser concluída, pois eles só podiam trabalhar nas obras durante o período de descanso. 

A igreja destaca-se na paisagem urbana, sobrepondo-se às demais construções existentes. Foi tombada pelo município em 4 de abril de 2002 (decreto nº 1852).

A festa em honra a Nossa Senhora do Rosário é realizada em outubro, sendo o último domingo dedicado à comemoração com participação dos grupos de congados do município.

 

Igreja de Nosso Senhor do Bonfim
A Capela de Nosso Senhor do Bonfim foi a primeira edificação religiosa de Nova Lima e foi erguida no início do século XVIII, pelos escravos.

Construída originalmente em alvenaria de pedra - como as primeiras casas - seu altar originalmente era um oratório, onde ficava depositada a imagem do Senhor do Bonfim. Passou por uma grande reforma em 1940 e por uma adaptação para receber, em 1950, o altar-mor pertencente à primitiva Matriz do Pilar. Foi tombada pelo município por meio do decreto de número 1853 de 4 de abril de 2002.

A festa de Nosso Senhor do Bonfim é realizada no início de setembro.

 

Santuário do Sr. Bom Jesus de Matozinhos
A Igreja de Bom Jesus de Matozinhos é uma construção do século XVIII e fica localizada no ponto mais alto de Honório Bicalho. Sua arquitetura externa é de estilo barroco e, seu interior, ganha contemporaneidade. O Santuário deu nome ao local onde se encontra e faz parte do acervo de bens imóveis de importância histórica e arquitetônica do município.