Prefeitura Municipal de Nova Lima

VARANDAS URBANAS PARA UMA CIDADE MAIS VIVA

16 de August de 2017

Conhecidos como parklets, espaços poderão ser solicitados por empresas ou cidadãos

Contribuir com o paisagismo da cidade. É com esse intuito que foi assinado, no dia 10 de agosto, um decreto que permite a instalação de parklets em vários locais do município. Com um conceito de varanda urbana, o projeto padrão desses espaços em Nova Lima é moderno e prevê a instalação de bancos, mesas, guarda-sóis e bicicletário. O projeto é padronizado e valorizará, também, o Centro, incentivando novos usos, bem como a apropriação urbana.

A implantação de parklets será permitida após estudos das características do local. Tanto empresas públicas ou privadas quanto pessoas jurídicas ou físicas poderão abraçar o projeto desde que cumpram as condições estabelecidas no decreto. A Prefeitura fornecerá um manual de regras com as condições de instalação, manutenção e conservação.

Os parklets poderão ser instalados apenas nas ruas e avenidas com características favoráveis, sem prejudicar o dia a dia das pessoas que passam pelas vias. Vale lembrar, no entanto, que esses espaços não são uma extensão dos estabelecimentos comerciais.

O QUE É UM PARKLET? Os parklets não atrapalham o tráfego nem poluem o ambiente. Pelo contrário, dão vida à cidade, criam espaços bonitos e agradáveis em meio à correria do dia a dia e são um convite também para se acomodar, observar e curtir peculiaridades do entorno e que, muitas vezes, não são observadas, talvez pela correria do cotidiano. Abrace e cuide dessa ideia!

- Decreto 7.566 - Regulamenta a Instalação e o Uso de Extensão Temporário de Passeio Público

- Portaria 02/2017 - Modelo-padrão de Placa a ser Instalada pelo Mantenedor

- Responsável Técnico

Empresas e cidadãos podem habilitar os parklets. Veja a documentação necessária:

- Termo de Cooperação

DOWNLOAD DOS PROJETOS