Nota de Esclarecimento - Barragem da Vale

A Prefeitura de Nova Lima informa que tomou ciência da Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público de Minas Gerais que tem como referência a proximidade da estrutura de barragem da Vale com condomínios residenciais da região.

Com a preocupação constante, tanto em relação aos possíveis riscos que a barragem pudesse representar para as pessoas e o para meio ambiente, quanto na importância ímpar da empresa no repasse da Cfem – grande responsável pela arrecadação municipal, o secretário municipal de Meio Ambiente, Danilo Vieira Júnior, esteve na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e comprovou que toda a documentação de operação da barragem está correta. O Governo Municipal se reuniu, ainda, com a diretoria da Vale para entender a situação e teve acesso a relatório de auditoria de segurança do mês de setembro com a Declaração de Condição de Estabilidade emitida.

Dessa forma, a municipalidade trabalha para que Nova Lima não corra riscos humanos e ambientais e possa continuar contando com o repasse da Cfem, essencial para investir na prestação de serviços e na qualidade de vida da população.